sexta-feira, 17 de outubro de 2008

a representação

ah!!!!


os conceitos acadêmicos fechados!

Ah!!! como é bom ver que as pessoas realmente se incomodam com isso! Realmente, não vejo o por quê. Parece que é fácil o ataque a isso. Parece que as categorias, as escolhas, a liberdade (sim, aquela que se defende tanto por aí) não valem quando isso se aplica a academia.

Sinceramente, a academia pode parecer um mundo odioso, virulento, tenebroso, ignominioso, canceroso, purulento, funesto, perverso, vil, desprezível, pútrido, rancoroso, bilioso, hostil, reprimido, execrável, abominável, carniceiro e terrível. Isto para algumas pessoas.

Para mim não é!

Quanto paternalismo escondido atrás de outras categorias que são lidas e ditas por aí, sem o chamado protecionismo da academia!

Sim, o paradoxo arte e vida!! Sim, a vida que se torna arte e a arte que se torna vida.

Troço difícil.

Tenho como opinião o seguinte: se não gosta das categorias, da academia...faça outra coisa!Encontre algo que te faça bem! Que teu desempenho pode te trazer.


Acabei por me acostumar aos ataques ao teatro, não por me sentir vencida pelas outras categorias levantadas (caos, desordem...e etc). Uma vez disseram-me que não podia falar de música, pois bem, não falem do teatro. Também, porque não perco mais meu tempo com quem não tem título. Decisão número um depois de uma viagem: não perca teu tempo! Não fique gastando energia com discussões que só levam em consideração um ponto ou outro. Que não trazem nada a não ser paixões tristes, diminuição de potência. Pra quê?

Discursos moralistas!!!

Sim, a arte não é só isso, muito menos só aquilo!

Não é só um conceito acadêmico. Não é só um emaranhado de técnicas, e não é só uma constelação de categorias, e não é uma visão SIMPLISTA E MORALISTA!!!!

Não dou mais direito de me dizerem o que é teatro. Representação é uma categoria de pensamento. Não é somente um fim teatral. Ela está na música, na pintura, na linguagem...etc..etc..etc... enfim, no pensamento.

Estar presente na representação, vi isso num livro chamado TAZ...

será que só eu que já sabia que essa é uma implicação, no meu caso, ao ator...não! qualquer ator sabe disso, desde 1965...talvez..1905...ou ainda antes!!!

Por essas e por outras...não discuto teatro com quem não faz teatro, pois a visão será essa daí: que estamos atrasados em relação à poesia, à música. Essas sim, linguagens nobres no fazer arte. Apolineas!


o teatro como arte menor...nã nã nã...pessoas que fazem teatro...acostumem-se!!

mas vocês, tanto quanto eu sabem:
o teatro...o teatro sim! Dionisíaco!

Nenhum comentário: